🚨Entendendo o JEJUM INTERMITENTE! 🚨

 

🔀Antes de dar minha opinião pessoal sobre o jejum intermitente vou explicar seu mecanismo.

Fase 1 da alimentação : Durante as nossas refeições diárias nosso nível de insulina é aumentado, a glicose é absorvida nos tecidos musculares para ser usada como fonte energéticas.

Entrando em fase 2 a de jejum : (fase pós absorção) No período de 6/24 hrs que entrou em jejum os níveis de insulina começam a cair, a quebra do glicogênio libera a glicose para se transformar em energia, essas reservas de glicogênio duram até 24 hrs.

Fase 3 a de Gliconeogenese : Com 24 hrs a 2 dias passados o fígado fábrica nova glicose a partir dos aminoácidos consumidos.

Fase 4 РCetose : De 2 a 3 dias come̤a a Cetose ou seja a quebra de gorduras, usando elas como fonte de energia.

Fase 5 – Fase de conservação das proteínas ingeridas, fase de aumento da produção de Gh (hormônios do crescimento) mantendo ganho de massa magra.

🔀Exemplo de JEJUM de 16/8 hrs.
✔INÍCIO : 8 da noite 20 hrs.
Das 8 da noite a meia noite consumo de água ou chá.
✔Meia noite as 7 da manhã : Sono.
✔Das 7 ao meio dia : Água, café e chá.
✔Meio dia 12 hrs : Almoço (seguindo sua dieta)
✔As 4 da tarde : Lanche da tarde (seguindo sua dieta)
✔As 7:30 da noite : Última refeição (Jantar seguindo sua dieta)
✔As 8 hrs da noite inicia de novo o jejum.

Agora vamos a parte que todos podem entender mais sobre o jejum intermitente.

Li algo de nutricionistas afirmando que o jejum intermitente é modismo e pode fazer mal! 👍

Pois qdo ficamos mto tempo sem se alimentar o estomago libera suco gástrico, que low carb tbm não é legal fazer, que consumir carne demais depois de um jejum grande não é benéfico porque demora a digestão e blá blá blá…

Minha opinião sobre isso:

Todo mundo tem organismo igual?
A aceitação do IF e 100 % efetiva para todos? Claro que não!
Low carb e bom pra todos? Tbm não!
Dieta paleo bons pra uns e ruim para outros, cetogênica bons pra uns e ruim para outros!
Comer de 3 em 3 efetivo para mtos e negativo para alguns.

Vcs tem que entender que cada organismo reage a dietas e jejuns de formas de diferente , meu corpo responde bem ao If, o seu não pode responder!

Mas falar que é maléfico que trás danos a saúde, que quem faz If tem mal hálito por ficar hrs sem comer, esse problema não vem só do estômago vazio e sim de problemas bucais etc.

Muito achismo e todo mundo querendo ser especialista em determinada dieta e assim meter o pau nas demais.

Resumindo…

Existe algo chamado individualidade biológica!

Aprenda a respeitar isso e tbm as escolhas dos outros.

Ninguém vai saber se é bom ou péssimo uma dieta ou jejum se não fazer.
Oque e bom pra fulano pode ser péssimo pra cicrano, o IF e low carb para alguns bodybuilders tem dado mto resultados positivos.
Não existe dieta perfeita e 100% recomendada , a anos se falava que a dieta perfeita era comer de 3 em 3 hrs, depois com a modernização outros tipos de dieta foram surgindo e as pessoas e atletas se adaptando a aquela que achavam melhor.
O If nda é do que a base que nossos ancestrais faziam de caçar comer uma grande quantidade e por até dias ficar em jejum até a próxima refeição.
É algo pré histórico? Sim, mas são as nossas origens.
Dieta paleo, cetogênica, low carb, tudo e valido, o lance é adaptar o corpo a dieta e ver qual ele responde melhor em resultados físicos.

Minha opinião!