GANHAR MASSA MUSCULAR E PERDER GORDURA AO MESMO TEMPO E POSSÍVEL

GANHAR MASSA MUSCULAR E PERDER GORDURA AO MESMO TEMPO E POSSÍVEL SIM!

Tentar ganhar massa muscular enquanto perde-se gordura, e possível sim, mais não é tão simples assim!
Executar múltiplos objetivos sempre será inferior quando comparado a focar-se em apenas um, principalmente quando o assunto for perder gordura e ganhar massa muscular. Estes dois objetivos exigem demandas contrárias ao corpo. Enquanto para se ganhar massa precisamos de energia disponível, para se queimar gordura precisamos cortar o consumo de energia para que o corpo use a gordura como fonte energética.

Seria ótimo se o corpo utilizasse a energia que precisa para construir massa muscular, direto da gordura, mas quando cortamos calorias e o corpo entra em estado catabólico, ganhar massa muscular não é a principal prioridade do organismo, e a criação de novos tecidos musculares é reduzida significativamente

Mas porque o título do artigo está dizendo que é possível ?
O problema é que, por mais contraditório que possa ser, em casos bem específicos é possível sim gerar perda de gordura em conjunto da hipertrofia, o que leva várias pessoas a pensar incorretamente que o fenômeno é normal e possível para qualquer pessoa, contradizendo tudo o que já foi dito . A seguir veremos porque este fenômeno é incomum e só ocorre em situações particulares:

Iniciantes
Coloque pessoas que nunca tocaram em um peso na vida em uma dieta hipocalórica, e a chances delas perderem gordura e ganharem massa muscular ao mesmo tempo são grandes. Já que o corpo nunca recebeu estímulos para crescer antes, até mesmo com poucas calorias e treino incorreto, os ganhos virão.

O período inicial de treino é o que gerará os ganhos mais rápidos em questão de massa muscular

Memória muscular
Qualquer pessoa que já treinou e conseguiu conquistar um corpo diferenciado, mas parou de treinar, vai conseguir conquistar o mesmo corpo de antes de uma maneira muito mais rápida que uma pessoa que nunca chegou lá antes.

Quando um músculo é treinado, destreinado e retreinado, ocorre uma mudança muito mais rápida. Este fenômeno é chamado de “memória muscular”

Em outras palavras, uma pessoa que já teve um corpo com bastante massa muscular, mesmo voltando aos treinos focado para queimar gordura, vai acabar ganhando parte da massa muscular que perdeu quando ficou parado devido a memória muscular, ou seja, vai queimar gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo.

Conclusão
É possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, porém em situações extraordinárias e mesmo assim, não é possível equalizar os ganhos: ou você vai ganhar mais massa muscular e perder pouca gordura, ou vice-versa. Trocando em miúdos, para ganhar massa muscular ou perder gordura, sempre será mais produtivo e rápido focar-se em apenas um deles de cada vez.

#academianaoetudoigual
Imagem ilustrativa